Wicca

Antes de começar, quero deixar bem claro que: 1. Wicca não é satanismo; 2. Wicca não é Harry Potter; 3. Wicca não é uma ceita.
Wicca é uma religião pouco conhecida, porém, muito julgada por quem não conhece seus fundamentos e simultaneamente a relaciona com satanismo, ou melhor, “coisa do capeta, bruxas, queimem”. Seria cômico se não fosse trágico. Bruxas absolutamente NÃO acreditam no Satã, pois demônio é uma crença da igreja católica e de outras correntes do cristianismo.

Essa religião é uma religião neo-pagã, muito antiga, da época dos celtas. Não há sacrifícios de animais ou humanos, ou seja, já pode tirar da sua cabeça que você vai precisar de sei lá, um pedaço do pé alheio para colocar em suas poções! Hahaha.

“Wicca é uma religião que baseia sua filosofia e práticas na celebração à natureza e no culto à Deusa Mãe que personifica a própria Terra e o feminino. A Deusa é a Criadora de tudo e de todos. A Deusa é a principal Deidade Wiccaniana. Ela é simbolizada pela Lua e pela Terra e recebeu diferentes nomes em diferentes culturas onde foi cultuada e celebrada. Ela é eterna, imortal e exerce supremacia em nossas práticas e rituais. Uma divindade secundária, chamada de Deus Cornífero, considerado o filho e Consorte da Deusa, também é reverenciado. Ele é o representante da fauna, flora e animais, um antigo Deus das primeiras culturas da humanidade responsável pela caça e fartura. Wicca celebra o sagrado feminino e masculino existente dentro de cada um de nós, buscando a complementaridade e o equilíbrio entre homens e mulheres.”

Seguidores dessa religião acreditam fielmente na Lei Tríplice.

“Tudo o que fizermos, para o bem ou mal, a nós retornará triplicadamente nesta encarnação”.

E também, na reencarnação.

Na Wicca não existe paraíso ou inferno, pois a Morte é considerada apenas uma outra forma de existência.

Os (carinhosamente chamados) bruxos modernos acreditam nas forças da natureza, fazendo assim, Wicca ser uma religião totalmente devota a preservação da natureza, pois acredita que em cada objeto, animado ou inanimado, há um pouco da Deusa.

Quem é a Deusa? Bom, a Deusa é quem criou tudo e todos. Os primeiros povos da Terra não acreditavam em um Deus Criador, mas sim em uma Deusa, e é aí que a Wicca buscou inspiração para sua religião.

“A Deusa é vista como imanente, ou seja, está presente em todas as coisas existentes. Ela é os 4 elementos, a Terra, a Lua , Ela sou eu, Ela é você.”

Um de seus símbolos mais importantes é a Lua. Na lua crescente, a Deusa é vista como a Donzela. Na Lua cheia, a Mãe. Na Lua minguante, a Anciã.

O Deus é considerado o filho e Consorte da Deusa. Pode ser chamado de Deus Cornífero, Deus Astado ou Galhudo.

“Sua associação com os chifres nada tem a ver com a figura do Diabo. O Demônio cristão só passou a ser representado com chifres a partir da Idade Média, durante a Inquisição, numa tentativa de denegrir a imagem de Deuses Pagãos. Ele é apenas representado com chifres em sua cabeça por causa de sua associação com os animais e com a caça.”

Ele é o Senhor da fartura, dos animais e da abundância. É simbolizado pelo Sol, que faz as sementes crescerem no interior do Terra para nutrir os filhos da Grande Mãe.

Varinhas mágicas podem ser usadas para traçar círculos mágicos, consagrar coisas, energizar feitiços, ervas, pedras e demais objetos e para direcionar qualquer energia que você queira. Também podem ser usadas para banir energias indesejadas, fazer feitiços e etc.

Caldeirões são onde ocorrem as transformações mágicas. É o símbolo máximo da Deusa, sua essência de feminilidade manifestada e sua fertilidade. É também um símbolo da reencarnação, da imortalidade e da inspiração. Se situa ao centro do Círculo Mágico e do Altar e é relacionado ao elemento Água.

A Vassoura é o símbolo do lar, da Deusa e do Deus. Um dos instrumentos favoritos dos iniciados na Wicca, usados para a limpeza psíquica do espaço do ritual antes, durante e após os trabalhos mágicos. E não, elas não voam! Hahahaha.

Livro das Sombras é o livro onde os bruxos anotam seus feitiços, rituais, resultados e etc. É como se fosse o diário do bruxo.

As velas também são de grande importância. Simboliza o elemento fogo. É o símbolo do seu pedido, conforme ela vai queimando, vai levando seu pedido para misturar ao elemento éter.

As pedras e rochas fazem parte da terra antes de qualquer outra forma de vida. Cada pedra tem poder de receber e transmitir energia. Pode ser usada para cura, meditação, proteção e etc. As pedras possuem um espírito, um talento, um poder específico. (Para saber mais sobre o poder das pedras e a pedra do seu signo, clique aqui).

Esbat é o nome de cada uma das reuniões mensais para a celebração dos ciclos da Deusa em seus três aspectos (Donzela, Mãe e Anciã). São celebrados os ciclos lunares (Crescente, Cheia e Minguante). São feitas no primeiro dia da Lua Cheia ou da Lua Nova de cada mês. Pode ser realizado individualmente.

Sabbat é a denominação de cada um dos 8 grandes festivais solares que ocorrem anualmente, marcando a Roda do Ano das Bruxas. Celebram a maturidade, os ciclos do nascimento, a morte e o Renascimento do Deus, e sua profunda relação com a Deusa. (Para ler mais detalhes sobre Esbat e Sabbat clique aqui).

A Wicca possui muitos símbolos sagrados como o Triskle, o Espiral, a Triluna, o Labirinto, o Labrys. Porém o símbolo mais associado à Wicca é o Pentagrama. O pentagrama é uma estrela de 5 pontas, cada ponta é associada a um elemento da natureza (água, fogo, terra e ar) e mais o espírito (éter ou akasha) que coordena a todos estes. Em rituais é usado para representar a Deusa. É considerado um forte amuleto de proteção.

Wicca FAZ feitiços, porém, nunca para prejudicar o próximo, apenas para cura ou atrair harmônia.

“Quando uma pessoa se integra à Wicca, a primeira coisa que aprende é que ela deve viver de acordo com o Dogma da Arte: “Faça o que quiser, desde que não prejudique nada nem ninguém”.

A Natureza é o templo da Wicca. Não há lugar melhor para realizar os rituais. Claro que existem pessoas que preferem fazer dentro de casa por questão de privacidade, mas a melhor opção sempre será a Natureza.

Coven são grupos de bruxos. Se reunem para celebrações à Lua Cheia e Sabbats e também para atividades fora da bruxaria, sair para uma festa, por exemplo. Um Coven é como uma família, com fortes laços sociais e mágicos. Necessariamente, não é “obrigatório” você participar de um coven. Também pode “seguir carreira solo” (hahaha), optar por seguir sozinho na bruxaria.

Wicca não possuí nenhum livro sagrado. Sempre foi passada de boca em boca pelos seus participantes, porém, isso não é motivo para você não ler diversos livros de diversos autores e procurar informações com bruxos mais experientes. Lembrando sempre que Wicca não é uma religião hierárquica e sim libertária. Não existem autoridades que você deve acatar.

Na religião, existem os nomes mágicos. Nome mágico é o que você adquire ao entrar para a Wicca, pois, acreditam que cada nome atrai algum tipo de energia. (Para saber mais detalhes, clique aqui).

Altar existe na Wicca? Sim! O altar é um local sagrado. É onde você faz magias, orações, se lembra da sua fé. Onde você se encontra e encontra sua paz. Estabelece uma conexão maior com suas divindades, elementais e etc. É esse canto que você se renova.

Chakras são pontos de energias que temos envolvido com a nossa aura. Nossos chakras precisam estar sempre em ordem para conseguirmos nos manter equilibrados psicologicamente e fisicamente. Quando notamos que nossa aura está escurecendo e começamos a desanimar no dia a dia, é quando nossos chakras não estão em ordem.

Bom, esse é o básico que você deve saber sobre Wicca, para se aperfeiçoar mais nessa religião é tudo na base de pesquisa MESMO! E também, nunca deixe de perguntar aos mais experientes. Procurar grupos no facebook sobre Wicca é de enorme ajuda.

Procurei e achei 5 livros recomendados para quem pretende entender mais sobre o assunto, nunca li nenhum (confesso), mas, estão sendo bem recomendados. Um deles se chama “Dança Cósmica das Feiticeiras (Starhawk)“, “Wicca, a Religião da Deusa (Claudiney Prieto)“, “Enciclopédia da Bruxaria (Doreen Valiente)”, “Bruxaria Hereditária (Raven Grimassi)”, “Guia Essencial da Bruxa Solitária (Scott Cuningham)“. Você pode conferir mais alguns aqui.

(Para baixar os livros em pdf, apenas clique no nome e faça o download!)

Espero que gostem,

Beijão.

Fontes: Mistérios Antigos, Caminhos das Sombras, Wicca na Web, Wicca Online, A Wicca.

2 comentários sobre “Wicca

    • Oi, Gui!
      Deixei claro que achei os arquivos na internet, não falei em momento nenhum que eram meus arquivos, hehe.
      “Procurei e achei 5 livros recomendados (…)”.
      Beijos 🙂

      Curtir

Deixe um comentário